Ontem pela manhã, no plenário da Câmara de Vereadores de Conceição do Mato Dentro, houve uma reunião entre técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e do Instituto Brasil. O foco do encontro foi estabelecer uma rotina de relacionamento entre o Instituto Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana daquela cidade de forma a proporcionar uma melhor troca de informações e aumentar ainda mais a eficácia dos trabalhos do programa Conceição Legal.
O objetivo do encontro foi conhecer a forma de atuação da entidade que atua na cidade desde 2019 na área de regularização fundiária para famílias de baixa renda e dar início oficial aos trabalhos em 2022 onde serão contempladas as áreas do Córrego Pereira e Bairro Novo Matozinhos. A Secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Edileia Utsch destacou a importância de encontros dessa espécie que promovem um relacionamento mais eficaz e transparente por permitir que todos os técnicos possam interagir e conhecer a forma e as necessidades dos trabalhos do programa Conceição Legal. Para o Coordenador Giovanni Scarascia, CEO da empresa Desafio Social, a proposição desse evento foi a forma adequada para proporcionar uma visão mais clara do processo de regularização fundiária e, ao mesmo tempo, demonstrar a importância de trabalhar sob a forma de co-gestão, ou seja, cooperativa, transparente e eficaz.
DATABRASIL
O Presidente do Instituto Brasil, André Fialho, discorreu sobre o Sistema DATABRASIL que está sendo desenvolvido como uma forma de acompanhar em tempo real os avanços dos trabalhos de campo, administrativos e jurídico. O sistema será compartilhado com a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana o que dará um caráter de agilidade, transparência e co-gestão.