Em Itatiaiuçu, Minas Gerais, 1.000 famílias de baixa renda serão beneficiadas com o projeto Itatiaiuçu Legal, uma ação liderada pelo Prefeito Adelcio Rosa de Morais. A execução deste programa será do Instituto Brasil que já apresentou uma experiência exitosa em Conceição do Mato Dentro (MG). Dentro das etapas necessárias para a efetiva regularização está o relacionamento com as comunidades beneficiadas dos bairros Kennedy e Pinheiros, beneficiários iniciais do projeto Itatiaiuçu Legal.
Para o Coordenador Executivo do projeto, Giovanni Weber Scarascia, jornalista com prática de mais de 30 anos nas relações da ciência com o público, a “chave para o sucesso das ações está no perfeito entendimento da importância da regularização para o público beneficiário de forma a fazê-lo aderir espontaneamente ao processo. Para isso, será utilizada a técnica de linguagem simples nas comunicações e no relacionamento com o público-alvo”.
Linguagem simples é uma exigência legal para os órgãos públicos
A linguagem simples é uma das diretrizes da Lei 14.129/21 que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e aumento da eficiência pública. A norma destaca:
Art. 3º São princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública:
VII – o uso de linguagem clara e compreensível a qualquer cidadão.
A empresa Desafio Social trabalha na área de comunicação inclusiva e tem desenvolvido capacitações para os servidores do Governo do Estado de Goiás. Conheça mais a respeito de nosso trabalho acessando desafiosocial.com.br/simples-assim/.