A equipe executora do projeto SIMPLES ASSIM – que faz parte da empresa Desafio Social – já iniciou os trabalhos de capacitação em linguagem simples com a Secretaria de Administração (SEAD) Estado de Goiás. Em um primeiro momento, estão sendo analisados e copidescados os conteúdos da Carta de Serviços do Portal EXPRESSO, um novo modelo de prestação de serviços para o cidadão, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada.
A partir de setembro serão ministradas 23 oficinas de capacitação onde serão transmitidos conteúdos que relacionam a utilização de linguagem simples em virtude do nível de alfabetização dos brasileiros e, ainda, doze conselhos (ou técnicas) para a correta adoção da linguagem simples na relação com o usuários de serviços públicos.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios (2020), a demanda por serviços públicos via internet tem aumentado significativamente. Em 2018, 26% da população acessou serviços públicos digitais; em 2019, foram 28% e, em 2020, 42%.
MAIS GOVERNOS DIGITAIS, MENOS ALFABETIZAÇÃO
A utilização de linguagem simples está sendo demandada devido à ampliação dos serviços digitais de governos municipais, estaduais e federal. Tendo em vista o baixo nível de alfabetização da sociedade brasileira, a gestão de plataformas de oferta de serviços públicos digitais passa, necessariamente, por entender o contexto do usuário e buscar ferramentas que alcancem a maior parcela possível da população. A utilização de linguagem simples é uma das principais ferramentas.
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